quarta-feira, 21 de abril de 2010

Planetas visíveis em Abril e Maio

MERCÚRIO

Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, completando a sua órbita em torno do Sol, a mais rápida de todos os planetas, em apenas 88 dias. Mercúrio é muito pequeno e rochoso. A maior parte de sua superfície está coberta por crateras causadas pela queda de meteoritos. O planeta gira ao redor de seu eixo muito lentamente, levando aproximadamente 59 dias terrestres para completar uma rotação completa. Apresenta temperaturas superficiais extremas, desde 430ºC no lado iluminado pelo Sol até -170ºC no lado escuro. Ao cair da noite, a temperatura desce muito rapidamente devido à pouca ou quase nenhuma atmosfera, formada principalmente por hidrogénio e hélio. O seu núcleo é formado por ferro, envolvido por um manto e uma crosta de rocha de silicato. Mercúrio não tem satélites naturais e o seu eixo tem uma inclinação de 2º em relação à sua órbita.




Mercúrio poderá ser visto somente próximo do horizonte, a leste, antes do nascimento do Sol ou a oeste, depois do ocaso do Sol. Será visível de manhã, de 11 de Janeiro a 4 de Março e de 8 de Maio a 21 de Junho. O planeta apresentar-se-á mais brilhante no fim destes períodos. Será visível de tarde, entre 24 de Março e 20 de Abril, e entre 6 de Julho e 27 de Agosto. O planeta apresentar-se-á mais brilhante no começo de cada um destes períodos; as melhores condições de visibilidade ocorrerão, no hemisfério norte, na primeira quinzena de Abril. Terá movimento retrógrado de 15 de Janeiro a 18 de Abril, de 11 de Maio a 20 de Agosto, de 12 de Setembro a 10 de Dezembro e a partir do dia 30 de Dezembro.







VÉNUS

Vénus é um planeta rochoso e o segundo em distância a partir do Sol. Gira lentamente em sentido horário em volta de si mesmo. Tem o mais longo período de rotação do Sistema Solar: cerca de 243 dias terrestres. Vénus é um pouco menor que a Terra e provavelmente tem uma estrutura interna bem semelhante: um núcleo de ferro e níquel coberto por um manto rochoso e uma crosta rochosa de silicato. Tem uma atmosfera composta principalmente por dióxido de carbono, nitrogénio e dióxido de enxofre. O dióxido de carbono faz um manto denso em volta do planeta, aquecendo o planeta com um efeito estufa mais forte do que na Terra. Por isso, Vénus é o planeta mais quente do Sistema Solar, tendo uma temperatura média de 480ºC. A temperatura elevada, as nuvens ácidas de enxofre e a forte pressão atmosférica condicionam a existência de vida tal como a conhecemos. Porém, fotos trazidas da sua superfície por sondas espaciais revelam um terreno cheio de crateras, montanhas e vulcões..
Vénus não tem nenhum satélite natural e é o astro mais brilhante no céu depois do Sol e da Lua.
Vénus poderá ser facilmente identificado pelo seu grande brilho. No princípio do ano não poderá ser observado por se encontrar demasiado próximo do Sol. Em fins de Fevereiro aparecerá muito brilhante, passando então a ser visível como estrela da tarde. Terá movimento retrógrado de 7 de Outubro a 16 de Novembro.

1 comentário:

Taywan disse...

Tem Uma estrela Brilhante Perto Do Cinturão De Orion E Estrela ou Planeta???? Como Se Chama???

Enviar um comentário