quinta-feira, 18 de março de 2010

Descoberta de gelo na Lua


As crateras da Lua não recebem nunca luz solar e registam temperaturas de frio extremo. Duzentos e quarenta graus centígrados negativos é a temperatura registada naquele que se julga ser o local mais frio do Sistema Solar. Ao contrário do que se pensava até agora, o local mais frio do Sistema Solar não se situa em Plutão, o renomeado planeta anão mais afastado do Sol, mas encontra-se sim, em crateras do pólo sul da Lua. A descoberta dos cientistas da NASA é ainda mais importante por demonstrar que neste sítio estarão blocos de gelo a partir dos quais seria possível retirar água, hidrogénio e oxigénio.
A revelação resulta do primeiro relatório enviado pela sonda de reconhecimento lunar, lançada pela agência espacial americana para o espaço em Junho com a missão de fazer um mapa completo da Lua. "A sonda registou temperaturas mínimas em partes destas crateras de 240ºC negativos. Estas temperaturas superfrias são, segundo o que conhecemos, das mais baixas que já foram medidas no Sistema Solar, incluindo na superfície de Plutão", confirma David Paige, o principal responsável pela criação daquele instrumento de medição.

Apesar da importância da descoberta da existência destes blocos de gelo com milhões de anos, que podem até dar indicações sobre a origem do próprio sistema solar, o cientista da NASA Richard Vondrak, que faz parte da equipa que recolhe informações desta missão, reconheceu ao New York Times que "ainda não se sabe as quantidades e a que profundidade está armazenado".

Sem comentários:

Enviar um comentário