domingo, 21 de março de 2010

E a Primavera chegou ...

A Primavera é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao renascer da flora e da fauna terrestres.
A Primavera do hemisfério norte é chamada de "Primavera boreal", e a do hemisfério sul é chamada de "Primavera austral". A "Primavera boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 20 de Março e termina a 21 de Junho. A "Primavera austral" tem início, no hemisfério Sul, a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro.
Do ponto de vista da Astronomia, a primavera do hemisfério sul inicia-se no equinócio de Setembro e termina no solstício de Dezembro, no caso do hemisfério norte inicia-se no equinócio de Março e termina no solstício de Junho.
Como se constata, no dia do equinócio o dia e a noite têm a mesma duração. A cada dia que passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando, assim, a insolação do hemisfério respectivo.
Vasco Bosca

A primavera chegou, embora não se note pelo tempo, pelo menos aqui em Portalegre, que fica em Portugal, que por sua vez fica na Península Ibérica, localizada no Continente Europeu, que se localiza no planeta Terra, que por sua vez se localiza no Sistema Solar, que está no braço de Orion da galáxia Via Láctea, que está no enxame de galáxias Grupo local, que por sua vez está no super enxame de galáxias Virgem, no Universo. Voltando ao que interessa, aqui em Portalegre a Primavera começou Domingo, e aí esteve chuva, depois, segunda-feira, o Sol brilhou tanto, e o céu estava sem nuvens, e hoje, está muita chuva. A Primavera começou em grande (já agora, isto não é um site de meteorologia, isto foi só para mostrar como estava a ser a Primavera, pois em princípio é a primeira e última vez que falamos de tempo, embora também tenha um bocado a ver com astronomia).
Se lerem o blog todo, vêm que estamos à espera do bom tempo para observarmos o céu, por isso, mandem no tempo e façam com que esteja bom tempo. Atenção, queremos bom tempo numa quarta-feira, e numa que haja clube, perceberam???????????? Rezem se for preciso.
Paulo Novais



Sem comentários:

Enviar um comentário